Blogs Portugal

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Notas críticas I

Todas as perguntas que fazemos a nós próprios valem a pena. As que fazemos aos outros, não sei. Quando um arquitecto quis uma janela da casa, que custava mais que a casa toda, o dono da obra perguntou: qual é a utilidade disso? E o arquitecto respondeu: nenhuma. Eu penso nisso quando visito alguns monumentos, templos e quando observo cidades, ruas, fachadas... quando ouço música...quando assisto a fogos de artifício.

Mas, sem querer passar por pedante, por que não lembrar Homero quando ele inicia os seus poemas épicos com uma invocação à Musa?
Ou, séculos mais tarde, Platão, o primeiro filósofo da literatura?
Hesíodo, Sólon, Simónides, Píndaro e os retóricos e dramaturgos do séc.V, formularam observações críticas, por exemplo: que a poesia é uma coisa encantadora, que tem de ser aprendida como uma arte, que consiste numa escolha inteligente das palavras...

Durante muito tempo o encanto da minha infância consistiu na ilusão que eu tinha de que tudo nasceu depois de mim. Estranhei a História. Freud era capaz de "diagnosticar" complexo de Édipo.

4 comentários:

Unknown disse...

Tudo nasceu após nascermos. A compreensão ou não, a perspicácia ou não,a conversa, a rejeição. Tudo se amoldou a nós. Nos apropriamos das vozes das musas como se fossem as nossas. Ilusão ou não, a beleza do mundo nos pertence e está em cada esquina, como já disse algum poeta. Abraços, meu amigo.

Luísa Nogueira disse...

Amigo, passei pra lhe dizer que seu blog está em nossa lista de 'blogs amigos'(Veja no final das páginas do Multivias)e vejo nosso blog em sua lista! Obrigada!!! Logo, somos parceiros, não é mesmo? Sendo assim, vou colocá-lo também na lista de 'Parceiros' - na lateral direita do blog...
Luísa

Tere Tavares disse...

Carlos,
Impressiona a quantidade e a qualidade que conseguimos, ou julgamos conseguir, diagnosticar, antes ou depois de nós, não?
A incursão me levou a um dizer de Píndaro "torna-te o que és"...e talvez a um diagnóstico: se já somos, o que esperar ser?
Beijo amigo. TT

Lesma de sofá disse...

A Ùrsula, bruxa da Pequena Sereia (versão da Disney) diz, a uma certa altura:
-A vida é feita de escolhas difíceis!

Reflexão não custa e acaba saindo tudo muito mais barato...

bjs