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terça-feira, 27 de agosto de 2024

Valor, preço e utilidade


A Escola, em Portugal, não escapou ao processo de mercantilização dos valores, que é o processo normal e costumeiro que envolve os valores venais a que, mais coisa menos coisa, todos aspiram. Uma excepção talvez seja a dos anacoretas ascéticos isolados do mundo que optam por uma forma de morte que é um sucedâneo de vida, num mundo em que, realmente, não há espírito, nem valores espirituais, mas que, paradoxalmente, eles acreditam haver em algum lugar, ou, como se diz também, algures no céu. 
A renúncia deles, ainda assim, pode ser questionada como uma recusa em participar ativamente.
A própria Escola, desenhada por, e para, elites cultoras do não venal, ou espiritual, que detinham, porém, as vantagens do venal, foi sendo crescentemente crítica da venalidade, na medida em que a não venalidade ganhou ascendente e reclamou para si a primazia dos valores culturais e da sua respeitabilidade. 
Este jogo de cintura conduziu à inversão dos valores: os valores venais só seriam espirituais se tivessem o batismo e a bênção da Escola. A sociedade, porém, ou o mercado (a sociedade é uma grande feira, com mais ou menos fiscais e cobradores) não podia deixar de entrar no jogo, ou nessa bolsa de valores.
Então, o facto de alguém, por exemplo, ser perdulário, ou viver luxuosamente, não devia ser entendido como materialista, mas como desprendido da materialidade, sem apego ao dinheiro e aos bens materiais. 
Quando as coisas se tornam, ou são apenas questões de linguagem, a realidade passa ao lado, porque o importante parece ser a linguagem.
Ainda assim, não nos iludamos com a magia das palavras.
A Escola, os professores, o próprio conhecimento, não podem ficar dependentes, nem eternamente à espera de quem se enamore e se apaixone por eles, ou pelo valor deles, cada vez menos promovido, mas que não tem preço. E aí entram os tais valores venais, o preço em vez do valor, e as relações, ou casamentos (dissolúveis), por interesse. Um pouco à semelhança de «quem não tem cão caça com gato».

                    Carlos Ricardo Soares