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quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Escola(s) para todos

Falar da Escola, digo Escola Pública, não é o mesmo que falar de Escola, em geral, nem de Escola, enquanto Ensino Particular, como vem sendo entendido em Portugal. É uma frustração sem saída retomar os temas à volta da Educação e do Ensino, do que são e do que devem ser, sem delimitar convenientemente o tema e o problema. Uma afirmação válida para a Escola Pública pode ser descabida para o Ensino Particular.

A impressão com que fico sempre que leio opiniões sobre estes assuntos é que, um pouco à semelhança do que se passa no futebol, todos sabem o que é, porque as regras do jogo são simples, muitos dizem o que deve ser, mas só uns tantos jogam e, destes, nenhum se conforma com o jogo em que sai a perder. De qualquer modo, o que decide o resultado nunca é uma mera soma de factores, que são conhecidos de todos. Por isso é que, tal como também acontece nas missas, os treinos e as palestras dos treinadores, tirando a parte física e táctica, repetem-se e podiam ser substituídas por um robot.

Podia até ir mais longe para dizer que, tanto o jogo da bola como as missas, são passíveis de serem substituídos por estruturas a que, por simples comodidade, chamamos genericamente de robots. Mas só até certo ponto porque, tanto o espectáculo do futebol como os rituais religiosos, fazem parte de um sistema significativo de respostas culturais e de relações sociais cujos efeitos no “modus vivendi” e implicações na organização das prioridades e nos projectos de vida das pessoas tendem a sobrepor-se ao interesse do espectáculo e da participação religiosa em si mesmos. Nem os espectadores vibrariam com uma qualquer vitória de um jogo entre robots que não se identificassem com uma hoste, nem Deus aplacaria a sua ira tenebrosa se em vez de uns quantos humanos, esporadicamente suplicantes, fossem inúmeros robots dedicados, inteira e permanentemente, a orar e a entoar cânticos.

Na Escola, a parte humana, física e mental do processo de aprendizagem e de aplicação de competências e de conhecimentos, não deve ser metida numa trituradora altifalante e repetitiva, dos sentidos, da energia e da paciência para pensar, levando tantas vezes ao resultado oposto daquilo que devia ser realizado.

A forma como a Escola está estruturada e organizada, numa sala com um professor e um livro, ou outros recursos do mesmo tipo e com idêntica finalidade de incutir aprendizagem teórica em situação de simulação, se funciona com algum tipo de alunos, não resulta para a maioria.

A própria predisposição individual do aluno para se sentir bem e realizado num modelo que ele gere muito bem e com sucesso, é uma condição “sui generis” que, nos tempos em que fui estudante, era, praticamente, “conditio sine qua non” para ser encaminhado para a Escola.

Houve uma grande mudança social e político-económica que promoveu e potenciou a obrigatoriedade de um modelo que não se adaptou à nova realidade dos alunos. Digamos que, grosso modo, não conseguiu ultrapassar o problema de o aluno ser uma espécie de variável independente.

Na realidade, não é boa ideia fazer de conta que têm de ser os alunos a mudar para que a Escola continue a ser o que era. Boa ideia será encarar o facto de que, se não é possível adaptar os alunos à Escola, talvez o melhor seja pensar em adaptar a Escola aos alunos, porque a Escola é uma variável dependente.

                 Carlos Ricardo Soares

domingo, 26 de janeiro de 2025

Contentar-se com a tristeza

Por estar ali

O mar

Por estares ali

Sentiste

Por teres de ficar

Partiste

Por teres de contentar-te

Com estar triste

Por não poderes vingar-te

Do que não existe.

           Carlos Ricardo Soares

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Quem tem imaginação tem tudo

Sedutora

Poderosa ninfa

A minha memória está cheia

De pessoas encantadoras

A maior parte

Que eu não conheci

E de lugares de sonho

Que talvez nunca chegue a visitar.

                        Carlos Ricardo Soares


domingo, 19 de janeiro de 2025

Aproximações à verdade XXXVII

Hilário: simplesmente bela!

Amiga: estás a cometer uma imprudência

Hilário: essa palavra faz arrepiar o mais pintado

Amiga: qual palavra?

Hilário: imprudência

Amiga: tens noção do perigo que existe para a tua reputação se elogiares uma mulher?

Hilário: foi por impulso, ou instinto, sei lá, já elogiei tantas mulheres e vi sempre a minha reputação ganhar com isso

Amiga: elogiaste quem? As tuas avós, a tua mãe, a tua madrinha, as tuas tias, a tua sogra, a tua mulher, a tua filha?

Hilário: e elogiei-te agora mesmo

Amiga: a imprudência é que eu poderia pensar que te estás a atirar a mim

Hilário: eu sei que nunca pensarias uma coisa dessas

Amiga: pois eu acho que a imprudência está aí na linha que separa o elogio do galanteio

                                     Carlos Ricardo Soares 


terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Entoar


Mesmo para quem se habituou e aprendeu a escutar e a olhar, 
de dentro para dentro, para fora, para o passado, presente e futuro, de fora para dentro... como é o caso dos poetas, 
está cada vez mais difícil, 
tanto é o ruído, a poluição sonora e visual, a exaustão, 
a falta ou dificuldade de comunicação. 
Cada gesto, cada palavra, cada rosto, cada coisa, 
se indiferenciam na agitação de sinais que disputam a nossa atenção 
cada vez mais saturada. 
Mas é preciso entoar, 
nem que seja ao vento.

                        Carlos Ricardo Soares

sábado, 11 de janeiro de 2025

Rumos, remos e arte de rumar

Quantos de nós já fizeram esse

E o percurso inverso

Quantos de nós já remaram

Na ida

E estão a remar de regresso

Mas todos os caminhos vão dar ao fim

Nenhum ao começo

                  Carlos Ricardo Soares 


domingo, 29 de dezembro de 2024

Aproximações à verdade XXXVI

Hilário: compreendo a dificuldade que sentes em ouvir-me quando falo de recordações minhas que são narrativas do que não viveste

Amiga: sobretudo quando me falas de sítios onde nunca estive e de sentimentos que eu não sei se tive alguma vez

Hilário: são imensas as coisas que nunca poderemos comunicar com ninguém, nem através da música, nem através dos gestos, nem através das palavras

Amiga: até a saudade, nesse aspeto, é um fardo pesado

Hilário: é como se não tivéssemos sido capazes de dominar o tempo como soubemos preservar as memórias

Amiga: não fomos capazes de parar nesses cenários, saímos deles por alguma razão que, agora, nem nos interessa saber qual era

Hilário: mas era a vida a fluir, não éramos só nós a deslocarmo-nos de uns cenários para os outros, era toda a gente

Amiga: nem quando estamos sozinhos, muito tempo no mesmo lugar, pensamos na mesma cena mais do que uns instantes

Hilário: termos esta noção é como se víssemos o tempo a passar diante dos nossos olhos

Amiga: sem o podermos parar

Hilário: mesmo que o quiséssemos parar

Amiga: uma vez, estava com um namorado, e era tão bom estarmos assim, que desejei que o tempo parasse

Hilário: e não lhe disseste

Amiga: disse, mas quando disse já não estava no tempo desse encanto, já estávamos no tempo de olhar para o que passou e, uma hora mais tarde, já estava a viajar em sentido contrário, de regresso a casa, que também seria a minha casa por pouco mais tempo, e assim sucessivamente

Hilário: quando olho para o passado só vejo desastres, demolições, tempestades, guerras, mortes, aflições, trabalhos, um mundo a ruir à nossa volta

Amiga: mas tivemos a sorte de tudo isso ter acontecido à nossa volta e não nos ter acontecido a nós

Hilário: aconteceu-nos, também nos aconteceu e o que aconteceu ainda continua a afetar-nos de múltiplas formas

Amiga: do mesmo modo que não paramos nos melhores momentos, com pena nossa, também não paramos nos piores, para nosso alívio.

Carlos Ricardo Soares


domingo, 22 de dezembro de 2024

Este Natal

Este Natal
está ainda mais cheio
de memórias
mais vazio de riquezas
perdidas
mas o meu coração
está onde está
o meu tesouro
não as minhas certezas
este Natal está ainda mais cheio
de incertezas
e isso dá-me esperança
num mundo em que as pessoas
parecem senhores
de uma verdade
triste.
Carlos Ricardo Soares