Blogs Portugal

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Para memória futura - Meus diálogos com o "Copilot"

18-02-2015
Eu: Lembras-te da última conversa que tivemos?

CopilotInfelizmente, não consigo recordar as conversas anteriores que tivemos. Mas estou sempre pronto para começar de novo e ajudar-te no que precisares! O que está em mente hoje?

Eu: Era sobre direitos de autor da IA e dos autores com quem a IA aprende e cujas obras utiliza. Lembras?

CopilotNão me lembro especificamente da nossa conversa anterior, mas posso ajudar-te a explorar o tema novamente! Os direitos de autor relacionados com IA são uma área muito interessante e em evolução.  Quando falamos sobre direitos de autor e IA, geralmente estamos a considerar duas áreas principais:

 Utilização de Obras Protegidas por Direitos de Autor pela IA: As IAs, como eu, são treinadas com grandes quantidades de dados, que podem incluir obras protegidas por direitos de autor. A questão aqui é se a utilização dessas obras para treinar IAs é uma violação dos direitos de autor. Atualmente, a legislação sobre este assunto varia de país para país, mas muitos especialistas estão a debater como equilibrar a inovação tecnológica com a proteção dos direitos dos autores.

 Criação de Obras pela IA: A outra questão é quem detém os direitos de autor das obras criadas por uma IA. Se uma IA escreve um poema, pinta um quadro ou compõe uma música, quem é o autor? Até agora, a maioria dos sistemas legais atribui os direitos de autor a uma pessoa física ou jurídica (como uma empresa), não à IA em si.

Posso aprofundar algum desses tópicos para ti?

 Eu: A minha questão tem a ver com o facto de um autor, com quem a IA aprendeu, poder ser acusado de usar a IA e esta não poder ser acusada de usar as criações daquele autor.

 CopilotA questão que colocas é realmente complexa e toca em pontos importantes sobre a autoria e a utilização das criações de autores por parte da IA. Aqui estão alguns pontos-chave para considerar:

 Treinamento e Aprendizagem da IA: Quando uma IA é treinada, ela utiliza grandes conjuntos de dados que incluem obras criadas por diversos autores. Estas obras são utilizadas para ensinar a IA a gerar novos conteúdos, mas a IA não "copia" diretamente essas obras; em vez disso, ela aprende padrões, estilos e estruturas.

 Autoria e Originalidade: Se um autor humano utiliza uma IA para criar uma obra, ele ainda pode ser considerado o autor dessa obra, especialmente se a IA for apenas uma ferramenta no processo criativo. No entanto, se a IA apenas gerar conteúdo com base nos dados de treino, a questão da autoria torna-se nebulosa, pois a IA não é uma entidade legal que pode ser responsabilizada.

 Responsabilidade e Ética: A responsabilidade de como a IA utiliza as criações de outros autores geralmente recai sobre os desenvolvedores da IA e as organizações que a operam. Eles são responsáveis por garantir que a IA seja treinada de forma ética e legal. No entanto, um autor que utiliza a IA deve estar ciente das implicações legais e éticas de usar uma ferramenta que aprendeu com obras protegidas por direitos de autor.

 A legislação nesta área está em evolução, e muitos países ainda estão a desenvolver políticas e regulamentações para lidar com estas questões.

 Caso tenhas mais perguntas ou queiras explorar mais algum aspeto específico, estou aqui para ajudar!

 Eu: Na conversa que tivemos há dias, alegavas que a IA só utiliza dados públicos e que, por isso, não havia problemas de plágio, mas para um autor as informações disponíveis pela IA já não são públicas?

 CopilotCompreendo a tua preocupação. Quando digo que a IA utiliza dados públicos, refiro-me a dados que estão disponíveis publicamente na internet e outras fontes de acesso público. No entanto, a forma como esses dados são utilizados e processados pela IA é um assunto complexo.

 Aqui estão alguns pontos para clarificar:

 Dados Públicos vs. Obras Protegidas por Direitos de Autor: A IA pode usar dados que são acessíveis publicamente, mas isso não significa que essas obras não estão protegidas por direitos de autor. Por exemplo, um artigo de jornal disponível online está acessível ao público, mas ainda está protegido por direitos de autor. A IA deve utilizar esses dados de uma forma que respeite os direitos de autor.

 Transformação e Uso Justo: A forma como a IA utiliza as obras para aprender padrões e gerar novas criações pode ser considerada uma utilização transformadora. No entanto, o conceito de "uso justo" varia de jurisdição para jurisdição, e o que pode ser permitido num país pode não ser noutro.

 Responsabilidade do Autor: Quando um autor humano utiliza uma IA para criar uma obra, ele deve estar ciente de que a IA foi treinada com dados de várias fontes. O autor deve garantir que a obra resultante não infringe os direitos de autor de terceiros.

 Transparência e Ética: Tanto os desenvolvedores de IA quanto os utilizadores devem agir de forma ética e transparente. Isso inclui dar crédito adequado às fontes e evitar a utilização não autorizada de obras protegidas por direitos de autor.

 A discussão sobre direitos de autor e IA está em constante evolução, e é importante acompanhar as mudanças legais e éticas nesta área. Se tiveres mais perguntas ou quiseres explorar outro aspeto deste tema, estou aqui para ajudar!

 Eu: A IA não tem ética, mas os autores têm e devem respeitá-la, mas um desenvolvedor de IA não é um autor, ou é?

 CopilotTens razão em notar que a IA, enquanto entidade, não tem ética própria. A responsabilidade ética reside nos seres humanos—os desenvolvedores de IA e os utilizadores. Vamos decompor um pouco mais a tua questão:

 Desenvolvedores de IA: Os desenvolvedores de IA não são autores no sentido tradicional de criar obras literárias ou artísticas, mas eles são responsáveis pela criação e treino dos modelos de IA. A sua função inclui garantir que a IA é desenvolvida e utilizada de forma ética, legal e responsável. Isto implica tomar decisões informadas sobre os dados usados para treinar a IA e garantir que os produtos de IA respeitam os direitos de autor e a privacidade.

 Autoria e Utilização de IA: Quando um autor humano utiliza uma IA para criar uma obra, ele deve ter consciência das implicações éticas e legais dessa utilização. Embora a IA possa ser uma ferramenta poderosa para apoiar o processo criativo, a responsabilidade de garantir que as criações não violam direitos de autor ou outras normas éticas recai sobre o autor humano.

 Em suma, tanto os desenvolvedores de IA quanto os utilizadores humanos têm responsabilidades éticas distintas e importantes. Os desenvolvedores devem garantir que as IAs são treinadas e operadas de forma ética, enquanto os autores humanos devem garantir que utilizam essas ferramentas de maneira responsável e respeitosa.

 Se tiveres mais perguntas ou precisares de mais informações sobre algum destes pontos, estou aqui para ajudar!

 Eu: Mas eu queria abordar a questão de outro modo, ou seja, na perspetiva de alguém que, embora não publique nada, nenhuma obra, mantenha conversas, diálogos e questionamentos com a IA e daí a IA "aproveite" ideias dessa pessoa, integrando-as numa aprendizagem e num repertório próprio, sem respeitar os créditos dessa pessoa. Que pensas?

 CopilotEntendo a tua preocupação e isso toca em questões importantes sobre a ética e o uso de ideias geradas em interações com IA. Quando interages com uma IA, especialmente de uma forma que partilha ideias e conceitos originais, é natural questionar como essas ideias são tratadas e utilizadas.

 Aqui estão alguns pontos a considerar:

 Privacidade e Uso de Dados: As interações com IA devem respeitar a privacidade dos utilizadores e garantir que os dados pessoais não são utilizados sem consentimento. Contudo, as ideias e conceitos partilhados podem ser processados pela IA para melhorar as suas respostas e capacidades.

 Crédito e Reconhecimento: No contexto atual, as interações com IA geralmente não incluem mecanismos formais para atribuir créditos a ideias individuais. A IA é projetada para aprender e gerar respostas baseadas em padrões e dados recebidos, mas não tem a capacidade de "dar crédito" da mesma forma que um autor humano faria.

 Ética e Responsabilidade: Os desenvolvedores de IA têm a responsabilidade de garantir que a IA é utilizada de forma ética. Isso inclui considerar como as interações dos utilizadores são armazenadas, processadas e utilizadas. Além disso, deve haver transparência sobre como os dados dos utilizadores são tratados.

 Melhorias Futuras: A questão do reconhecimento das contribuições individuais e a proteção das ideias dos utilizadores são áreas que podem beneficiar de mais investigação e desenvolvimento. À medida que a tecnologia evolui, pode haver novas soluções que permitam um melhor reconhecimento e proteção das contribuições dos utilizadores.

 Se tens mais questões ou queres discutir outros aspetos deste tema, estou aqui para ajudar. É um tópico muito relevante e importante para o futuro da IA e das interações humanas!


Sentido das palavras

Sentiste?

Sentir senti

E ainda sinto bem

Quanto me senti mal

Embora já me sinta bem

Vi o temporal muito bem

Ouvi muito bem

Os gritos

Senti tudo muito bem

A abanar bem

Senti-me muito mal

Mas já me sinto bem

E vou terminar.

        Carlos Ricardo Soares


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

A consciência como fenómeno vital


A consciência é uma função que nos permite constatar, por exemplo, que, por um processo em que participamos de modo não consciente, nos tornamos conscientes. Ainda antes de ser um fenómeno que nos permite exercer, por exemplo, a nossa vontade, ela permite que assistamos, racionalmente, ao processo vital a que temos acesso através dos sentidos periféricos.

A consciência de que temos uma consciência, aliada a uma memória e à faculdade da linguagem, tem permitido um desenvolvimento do conhecimento, das formas de comunicação e de transmissão da cultura e criado crescentes possibilidades, em geral, de expansão e aprofundamento da função da própria consciência.

Parece que o fenómeno da consciência/racionalidade está presente nos sistemas biológicos como uma função vital, nomeadamente de sobrevivência e, no homem, atingiu sofisticações de tal ordem que este se se revê como produto e como agente de uma realidade mental que é, por um lado, produto de um processo cultural muito acelerado e, por outro lado, realidade biológica que funciona, praticamente como uma constante, ou invariável ao longo do tempo.

Parece ser esta determinante biológica que marca ou dita o valor, a qualidade, os afetos, os sentimentos, as emoções, as sensações, os instintos, as dores e os prazeres, independentemente, ou não, dos significados culturais e que, muitas vezes, é negligenciada e hostilizada como se fosse um travão, ou um obstáculo, às mudanças sociais e políticas.

A vantagem de termos, ou de podermos ter, uma consciência tão alargada e tão sofisticada que nos coloca no limiar de vermos aquilo que é modificável pela intervenção humana, é também um problema acrescido quanto ao controlo dos efeitos, consequências acidentais ou indesejáveis e quanto às incertezas das escolhas. E este tem sido, ao longo da história, um processo dramático, por vezes trágico, mas sempre problemático.

A tendência crescente para que tudo se torne objeto de intervenção da consciência humana, mesmo aqueles processos humanos que têm lugar independentemente de estarmos conscientes deles, amplia o nosso controlo sobre o que acontece, mas agrava também a nossa responsabilidade.

Dito de outro modo, a natureza da consciência é da mesma natureza do universo e é um fenómeno desse universo, que ocorre nesse universo segundo determinações do mesmo, não sendo descabido pensar, a propósito, que o fenómeno da consciência, ao operar como detector, monitor e regulador das suas próprias circunstâncias e condições, pode ser visto como um processo através do qual o universo se conhece a si mesmo e se auto-regula. A máxima socrática “conhece-te a ti mesmo” ganha, assim, um sentido de auto-conhecimento do universo, mas com a grande limitação de a consciência ser um fenómeno que opera em indivíduos, separada e diferenciadamente, sem que exista uma consciência universal única.

Não obstante, o conhecimento que o indivíduo consegue de si mesmo é um auto-conhecimento cuja génese e significações radicam na cultura e são profundamente subsidiárias da linguagem e dos saberes e do conhecimento disponível.

Tudo parece reconduzir-se sempre a um problema de consciência/racionalidade de que todas as formas de consciência/racionalidade são ramificações, desde a consciência moral, à consciência científica, passando pela consciência estética até à consciência lúdica e ambiental.

A consciência/racionalidade é uma função/faculdade, mormente dos humanos, que tem permitido, por um processo cultural cumulativo e progressivo de inteligência, constatar o valor e a importância transformadora desta, ao ponto de a inteligência passar a ser, também, uma mercadoria susceptível de ser produzida a uma escala inimaginável.

                       Carlos Ricardo Soares


terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Dás-me prazer V

V

Trazes-me sempre boas lembranças

Traz-me boas lembranças

O teu nome

Traz boas lembranças

O teu jeito de ser

Dá-me o desejar

Dá gosto atrever

Dás sempre aquele olhar

Dás-me prazer.

               Carlos Ricardo Soares

 


domingo, 2 de fevereiro de 2025

Dás-me prazer IV

IV

A tua pele

Cheira bem

Tu

Cheiras bem

Tens um cheiro bom

Cheiras-me a flor sem tempo

                Carlos Ricardo Soares

 


sábado, 1 de fevereiro de 2025

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025