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sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

A consciência como fenómeno vital


A consciência é uma função que nos permite constatar, por exemplo, que, por um processo em que participamos de modo não consciente, nos tornamos conscientes. Ainda antes de ser um fenómeno que nos permite exercer, por exemplo, a nossa vontade, ela permite que assistamos, racionalmente, ao processo vital a que temos acesso através dos sentidos periféricos.

A consciência de que temos uma consciência, aliada a uma memória e à faculdade da linguagem, tem permitido um desenvolvimento do conhecimento, das formas de comunicação e de transmissão da cultura e criado crescentes possibilidades, em geral, de expansão e aprofundamento da função da própria consciência.

Parece que o fenómeno da consciência/racionalidade está presente nos sistemas biológicos como uma função vital, nomeadamente de sobrevivência e, no homem, atingiu sofisticações de tal ordem que este se se revê como produto e como agente de uma realidade mental que é, por um lado, produto de um processo cultural muito acelerado e, por outro lado, realidade biológica que funciona, praticamente como uma constante, ou invariável ao longo do tempo.

Parece ser esta determinante biológica que marca ou dita o valor, a qualidade, os afetos, os sentimentos, as emoções, as sensações, os instintos, as dores e os prazeres, independentemente, ou não, dos significados culturais e que, muitas vezes, é negligenciada e hostilizada como se fosse um travão, ou um obstáculo, às mudanças sociais e políticas.

A vantagem de termos, ou de podermos ter, uma consciência tão alargada e tão sofisticada que nos coloca no limiar de vermos aquilo que é modificável pela intervenção humana, é também um problema acrescido quanto ao controlo dos efeitos, consequências acidentais ou indesejáveis e quanto às incertezas das escolhas. E este tem sido, ao longo da história, um processo dramático, por vezes trágico, mas sempre problemático.

A tendência crescente para que tudo se torne objeto de intervenção da consciência humana, mesmo aqueles processos humanos que têm lugar independentemente de estarmos conscientes deles, amplia o nosso controlo sobre o que acontece, mas agrava também a nossa responsabilidade.

Dito de outro modo, a natureza da consciência é da mesma natureza do universo e é um fenómeno desse universo, que ocorre nesse universo segundo determinações do mesmo, não sendo descabido pensar, a propósito, que o fenómeno da consciência, ao operar como detector, monitor e regulador das suas próprias circunstâncias e condições, pode ser visto como um processo através do qual o universo se conhece a si mesmo e se auto-regula. A máxima socrática “conhece-te a ti mesmo” ganha, assim, um sentido de auto-conhecimento do universo, mas com a grande limitação de a consciência ser um fenómeno que opera em indivíduos, separada e diferenciadamente, sem que exista uma consciência universal única.

Não obstante, o conhecimento que o indivíduo consegue de si mesmo é um auto-conhecimento cuja génese e significações radicam na cultura e são profundamente subsidiárias da linguagem e dos saberes e do conhecimento disponível.

Tudo parece reconduzir-se sempre a um problema de consciência/racionalidade de que todas as formas de consciência/racionalidade são ramificações, desde a consciência moral, à consciência científica, passando pela consciência estética até à consciência lúdica e ambiental.

A consciência/racionalidade é uma função/faculdade, mormente dos humanos, que tem permitido, por um processo cultural cumulativo e progressivo de inteligência, constatar o valor e a importância transformadora desta, ao ponto de a inteligência passar a ser, também, uma mercadoria susceptível de ser produzida a uma escala inimaginável.

                       Carlos Ricardo Soares


terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Dás-me prazer V

V

Trazes-me sempre boas lembranças

Traz-me boas lembranças

O teu nome

Traz boas lembranças

O teu jeito de ser

Dá-me o desejar

Dá gosto atrever

Dás sempre aquele olhar

Dás-me prazer.

               Carlos Ricardo Soares

 


domingo, 2 de fevereiro de 2025

Dás-me prazer IV

IV

A tua pele

Cheira bem

Tu

Cheiras bem

Tens um cheiro bom

Cheiras-me a flor sem tempo

                Carlos Ricardo Soares

 


sábado, 1 de fevereiro de 2025

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Escola(s) para todos

Falar da Escola, digo Escola Pública, não é o mesmo que falar de Escola, em geral, nem de Escola, enquanto Ensino Particular, como vem sendo entendido em Portugal. É uma frustração sem saída retomar os temas à volta da Educação e do Ensino, do que são e do que devem ser, sem delimitar convenientemente o tema e o problema. Uma afirmação válida para a Escola Pública pode ser descabida para o Ensino Particular.

A impressão com que fico sempre que leio opiniões sobre estes assuntos é que, um pouco à semelhança do que se passa no futebol, todos sabem o que é, porque as regras do jogo são simples, muitos dizem o que deve ser, mas só uns tantos jogam e, destes, nenhum se conforma com o jogo em que sai a perder. De qualquer modo, o que decide o resultado nunca é uma mera soma de factores, que são conhecidos de todos. Por isso é que, tal como também acontece nas missas, os treinos e as palestras dos treinadores, tirando a parte física e táctica, repetem-se e podiam ser substituídas por um robot.

Podia até ir mais longe para dizer que, tanto o jogo da bola como as missas, são passíveis de serem substituídos por estruturas a que, por simples comodidade, chamamos genericamente de robots. Mas só até certo ponto porque, tanto o espectáculo do futebol como os rituais religiosos, fazem parte de um sistema significativo de respostas culturais e de relações sociais cujos efeitos no “modus vivendi” e implicações na organização das prioridades e nos projectos de vida das pessoas tendem a sobrepor-se ao interesse do espectáculo e da participação religiosa em si mesmos. Nem os espectadores vibrariam com uma qualquer vitória de um jogo entre robots que não se identificassem com uma hoste, nem Deus aplacaria a sua ira tenebrosa se em vez de uns quantos humanos, esporadicamente suplicantes, fossem inúmeros robots dedicados, inteira e permanentemente, a orar e a entoar cânticos.

Na Escola, a parte humana, física e mental do processo de aprendizagem e de aplicação de competências e de conhecimentos, não deve ser metida numa trituradora altifalante e repetitiva, dos sentidos, da energia e da paciência para pensar, levando tantas vezes ao resultado oposto daquilo que devia ser realizado.

A forma como a Escola está estruturada e organizada, numa sala com um professor e um livro (entretanto foram retiradas a palmatória e a cana), ou outros recursos do mesmo tipo e com idêntica finalidade de incutir aprendizagem teórica em situação de simulação, se funciona com algum tipo de alunos, não resulta para a maioria.

A própria predisposição individual do aluno para se sentir bem e realizado num modelo que ele gere muito bem e com sucesso, é uma condição “sui generis” que, nos tempos em que fui estudante, era, praticamente, “conditio sine qua non” para ser encaminhado para a Escola.

Houve uma grande mudança social e político-económica que promoveu e potenciou a obrigatoriedade de um modelo que não se adaptou à nova realidade dos alunos. Digamos que, grosso modo, não conseguiu ultrapassar o problema de o aluno ser uma espécie de variável independente.

Na realidade, não é boa ideia fazer de conta que têm de ser os alunos a mudar para que a Escola continue a ser o que era. Boa ideia será encarar o facto de que, se não é possível adaptar os alunos à Escola, talvez o melhor seja pensar em adaptar a Escola aos alunos, porque a Escola é uma variável dependente.

                 Carlos Ricardo Soares

domingo, 26 de janeiro de 2025

Contentar-se com a tristeza

Por estar ali

O mar

Por estares ali

Sentiste

Por teres de ficar

Partiste

Por teres de contentar-te

Com estar triste

Por não poderes vingar-te

Do que não existe.

           Carlos Ricardo Soares